Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Jurista fala sem meias palavras sobre corrupção eleitoral e reforma do sistema político!

Será que alguém ainda aguenta tanta roubalheira sem fazer nada?

há 9 anos

Em vídeo gravado para a TV Damasio, Herval Sampaio fala sobre corrupção eleitoral e reforma política, expondo suas ideias acerca dos dois temas, que estão em grande destaque na conjuntura política atual.

O Magistrado ressalta que é preciso modificar as formas atuais de acesso ao poder, onde "o que se vê é uma compra de um mandato na acepção do termo com todas as espécies de abuso de poder ocorrendo de forma muito clarividente". Complementa, com conhecimento de causa, já que é Juiz de Direito e Juiz Eleitoral no Estado do Rio Grande do Norte, com mais de dezesseis anos de trabalho na linha de frente, que "as pessoas tentam atingir o poder por via, justamente, do abuso de poder".

Veja o vídeo completo:

https://vimeo.com/118478082

Herval Sampaio - Corrupção eleitoral e reforma do sistema político de canaldamasio em Vimeo.

No que concerne à reforma política, Herval Sampaio defende quatro mudanças principais:

a) fim do financiamento de campanhas eleitorais por pessoas jurídicas, defendendo, entretanto, a ampliação da fiscalização dos repasses de recursos privados às campanhas eleitorais por via transversa, o denominado caixa dois, além do controle efetivo dos recursos públicos que serão repassados; b) fim da reeleição. As pessoas que estão no poder tendem a abusar de sua condição de titular do poder para permanecer por mais um mandato, inclusive devendo ser limitada a reeleição no Legislativo; c) fim das coligações proporcionais; d) fim do político profissional. Ninguém aguenta a ideia de político que vive da política. A política é a arte de servir a comunidade e é isso que a sociedade precisa.

Fazer uma reforma verdadeira do sistema político é essencial para acabar com a corrupção eleitoral e política, o que trará grandes benefícios aos brasileiros. Não haverá, no entendimento do Magistrado, qualquer avanço sem a participação efetiva do povo, que "tem que se insurgir" contra tudo isso que se vê no Brasil atualmente.

  • Sobre o autorUm cidadão indignado com a corrupção
  • Publicações565
  • Seguidores3062
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações209
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jurista-fala-sem-meias-palavras-sobre-corrupcao-eleitoral-e-reforma-do-sistema-politico/168434053

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Na minha humilde opinião ainda falta um fator, mais difícil este de ser corrigido, que é o fato de o Legislativo legislar em causa própria. Um exemplo é o fato do Legislativo poder suspender processos que corram contra seus membros.

Punições brandas, brechas legais, especialmente quanto à prestação de faz de contas, lei da ficha limpa que pouco é utilizada.

Sem contar um Judiciário Eleitoral moroso, e muitas vezes corrupto, onde os Plenos, por 100zinho, absolvem políticos, aprovam contas com ressalvas de forma no mínimo duvidosa.

Sem contar um combate à política coronelista, onde em cidades menores e mais isoladas, ou reféns de famílias que dominam a região, intimidam, e até matam, adversários políticos e a própria população.

É muito chão pela frente !!! continuar lendo

Realmente em situações excepcionais vimos os fatos trazidos pelo amigo, contudo penso que esses devem ser solucionados de forma pontual a exceção do primeiro que já houve mudança para dificultar esse tipo de atitude corporativista do Legislativo! continuar lendo