Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Temos que apoiar o movimento do fim do político profissional!

É uma questão de sobrevivência da própria sociedade contra os políticos corruptos desse país!

há 9 anos

Direto de nosso site www.novoeleitoral.com reproduzimos matéria que destaca o trabalho valoroso do cidadão Luiz Flávio Gomes no combate à corrupção e que todos devem aderir e divulgar. Tudo que está sendo feito para mudar o que chamo de triste realidade da políticagem brasileira só vai mudar se contar com o apoio do povo. O nosso colega professor e juiz está sem sombra de dúvidas fazendo sua parte e nós temos que fazer a nossa.

Toda a sua estrutura acadêmica e de projetos sociais se encontra mobilizada nessa luta. Vamos todos desse espaço aderir e mostrar que não estamos mais aguentando tanta roubalheira.

Segue a matéria:

O movimento nacional denominado Fim do Político Profissional, capitaneado principalmente pelo Jurista Luiz Flávio Gomes, defende o fim do político profissional a partir de propostas de mudanças na Constituição Federal e coleta de assinaturas para pressionar os parlamentares.

As principais teses do Movimento é acabar com a reeleição para os mandatos do executivo, passando o eleito a ter o direito de exercer somente um mandato, sem a possibilidade de outro subsequente, como assim hoje é permitido pelo art. 14, § 5º, daConstituição Federal. A possibilidade de reeleição para mandatos do Poder Executivo foi instituída pela Emenda Constitucional nº 16/1997.

O Movimento defende também o fim da permanência dos membros do Poder Legislativo de forma indefinida nos mandatos, limitando o seu exercício somente a dois, impedindo assim que políticos venham a levar uma vida inteira nos assentos das casas legislativas, vindo a tornarem-se eternos concorrentes, com a proliferação de práticas reprováveis como assim denunciado no livro O Nobre Deputado, de autoria de Marlon Reis.

Veja a exposição de motivos do Movimento Fim do Político Profissional:

Esta proposta de projeto insere-se na sequência de leis nascidas da mobilização popular com o propósito de moralização do processo eleitoral no Brasil: a Lei de Combate à Compra de Votos e a Lei da Ficha Limpa. Por se tratar de uma proposta de Projeto de Emenda Constitucional (PEC) e não de uma lei de iniciativa popular, será encaminhada ao Congresso Nacional para ser encampada pelos parlamentares. As assinaturas de apoio a esta proposta de PEC demonstrarão ao Congresso e às instituições que a sociedade brasileira continua pressionando pela plena eficácia do princípio constitucional da moralidade na vida política do país.

A mobilização proposta pelo Movimento compõe-se de arrecadação de assinaturas para a propositura de Emenda à Constituição com vistas a promover as alterações necessárias, já que a reeleição para um mandato consecutivo no Poder Executivo e indefinidamente para o Poder Legislativo estão previstas no texto Constitucional. Por outro lado, é preciso que a proposta seja apresentada por um dos Congressistas, já que ainda não há previsão de Proposta Popular de Emenda à Constituição, como assim existe para a proposta de legislação infraconstitucional.

Acesse o site do movimento aqui: http://fimdopoliticoprofissional.com.br/.

Assista ao vídeo de apresentação do Movimento:

Assista Diretamente no YouTube

http://www.youtube.com/embed/sDi2O3da_xk

  • Sobre o autorUm cidadão indignado com a corrupção
  • Publicações565
  • Seguidores3061
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações270
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/temos-que-apoiar-o-movimento-do-fim-do-politico-profissional/158471862

11 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Concordo com a proposta. continuar lendo

Então vamos lá todos fazermos a nossa parte! continuar lendo

Não gosto de ser pessimista, mas após as eleições é inevitável.
Acredito que seja tarde demais... pois já não vivemos em uma democracia.
Apenas em uma democracia poderíamos realmente mudar o panorama atual, com a força do conjunto.
Alguém pode me lembrar uma única manifestação, revolta, reivindicação popular que teve como resultado o atendimento àquilo que pediam? Depois do Collor, creio que não houve. continuar lendo

Olá Paulo Fausto Siebra,
Nosso movimento vem bem antes das eleições e iremos continuar com a nossa luta pelo objetivo. Assim foi com a Lei da Ficha Limpa e tantos outros movimento que não deixaram de perseguir seus sonhos.
Contamos com a sua participação. continuar lendo

Prezado Professor,

Já assinei e divulguei aos colegas.
Espero que não leve a mal meu pessimismo, as dificuldades só engrandecerão uma eventual vitória. continuar lendo

Não podemos baixar a cabeça só nós podemos mudar essa triste realidade pessoal! Vamos lá todos repito assinar e passar esse país a limpo! continuar lendo